quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Adolescência

Quer sejamos novos ou velhos, todos passamos pela fase da adolescência, uns melhores que outros, claro, mas todos percorremos o caminho de autodescoberta. Nós saímos da infância, em que tudo era maravilhoso, onde brincávamos com pokemons, com barbies e por aí adiante. Era um mundo só nosso, em que não compreendíamos o que estava à nossa volta, não questionávamos o porquê de certas coisas nem tínhamos de tomar decisões em que a nossa vida dependesse. 

Quando se entra na fase da adolescência, a tua atenção vira-se para ti, tu passas a ser o centro e a ser o que mais interessa, ganhas um certo egocentrismo (que se não for em excesso até é bom) de modo a preocupares-te contigo. Começas a melhorar o teu aspeto físico mas também a tua auto-estima que se vai revolucionando à medida que cresces. É nesta fase que notamos uma maior mudança... 

Por volta dos 15 anos, entras no secundário, tens que escolher a área que queres, sabendo que isso te irá "perseguir" durante toda a vida. Entras em pânico quando percebes que tens de ter boa média para entrar numa boa faculdade para teres um bom futuro e Portugal está em época de crise e podes não conseguir arranjar emprego e vais ter que emigrar mas não queres deixar os teus pais sozinhos neste país e começas a entrar em desespero. Ufaa, ok, posso ter exagerado mas temos que desde cedo pensar no nosso futuro. Eu sei que é complicado mas o importante é mantermo-nos unidos e otimista, afinal de contas, estamos todos no mesmo barco. 

Para além da vertente escolar, a adolescência passa também por nos conhecermos. Ganhamos uma certa independência, não só a nível de não dependermos dos nossos pais, mas principalmente a nível de opiniões, somos nós que decidimos o que queremos para o nosso futuro, criamos opiniões e sustentamos com argumentos válidos... Basicamente, nós crescemos. 

As relações entre amigos tornam-se bastante importantes, são um suporte amigo com quem podemos contar, é completamente diferente de ter os pais como companheiros. Nós precisamos de amigos, da nossa idade, que estão a passar exatamente pelo mesmo. Por vezes os pais esquecem-se que já tiveram a nossa idade... Com estes relacionamentos, aprendemos e apreendemos o que os nossos amigos têm de bom e de mau e construímos um "eu" melhor com base nesses aspetos. Por exemplo, a minha amiga é muito agarrada ao telemóvel, odeio quando estou a falar com ela e não me presta atenção. Então, eu penso, se não gosto desta atitude eu não vou ser igual a ela. Estas pequenas aprendizagens tornam-nos seres bastante melhores. Durante este período, começamos a pensar por nós próprios e deixamos de ser os cãezinhos dos nossos amigos, em que havia um grupo e aquele era o "líder". Conseguimos escolher os nossos verdadeiros amigos e aqueles que nem queremos ver por perto, construímos um padrão (que apenas está disponível para nós) sobre quem nos faz bem, sim, existem pessoas que não quero ter como amigo, que só trazem negativismo ou atitudes com que não me relaciono. 

Em relação a uma perspetiva mais pessoal... Eu sinto que em apenas três anos cresci bastante (e não foi só em altura eheheh), tornei-me mais egoísta, no sentido de pensar mais em mim e menos nos outros, ou seja, eu faço o que acho que é melhor para mim. Fiquei mais ambiciosa, e devo dizer que adoro, não me contento com pouco, quero sempre mais e ser sempre melhor, no entanto a preguiça prejudica-me imenso. Apesar de não ser um aspeto muito bom, vou partilhar na mesma, tornei-me orgulhosa, não gosto de me rebaixar e portanto se isso acontecer, considerem-se importantes. Nesta fase, descobri o que quero realmente ser "quando for grande", tanto a nível profissional como pessoal, e espero que tenha um bom futuro à minha espera. 

7 comentários:

  1. Retratas-te muitíssimo bem o período da adolescência. Gostei muito do que escreves-te!

    R: Ele agradece :)
    Sim, sou de Humanidades. Estou no 10°ano :)

    ResponderEliminar
  2. Os meus 15/16 anos foram marcantes, sem dúvida e foram aqueles em que dei dos maiores saltos porque é com as alturas más principalmente que a gente cresce!
    Agora com 20 convivo com gente que tem essa idade e vejo o quão diferentes de mim naquela altura são.... Mas é como dizes: Somos todos diferentes :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler, concordo com muitas coisas! ❤

    ResponderEliminar
  4. Concordo tantoo com o que escreveste!

    ResponderEliminar
  5. Concordei imenso!
    R: Acho que vou seguir os teus conselhos :)

    ResponderEliminar
  6. Também noto que evolui bastante de há uns dois anos para cá. É assustador pensar o quanto mudei a nivel mental, o quanto as minhas ideias e aquilo aue quero se mudificou. Ttatambém me tornei orgilhosa e também comecei a querer ser sempre a melhor e a dar o meu melhor para tudo o que faço. Se der o meu melhor e falhar quando olhar para o que fiz compreendo que não poderia ter feito mais. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Adorei ler as tuas "palavras", não são todas as adolescentes que pensam assim.
    Hoje com 23 anos tenho objectivos que nunca antes tinha tido, acho que pelo facto de minha vida ter dado umas voltas que não estava à espera.
    Todos devemos procurar o melhor para nós, mesmo que as vezes seja difícil.
    Bj bom Domingo.

    ResponderEliminar